terça-feira, 24 de maio de 2016

18 de Junho

É um daqueles dias especiais para os amantes das artes com duas agulhas....
E sabem porque? porque é o
um evento mundial e que acontece anualmente desde 2005 por inciativa da americana Danielle Landes.


Vamos aproveitar este dia para sair de casa  e nos reunir num lugar lindo no coração de São Paulo, e compartilhar nossa paixão!
Parque Mário Covas, na Av. Paulista , 1853 bem pertinho do metrô Trianon
Traga seu tricô,  um lanchinho ou algo para beber para dividir com os amigos (se quiserem e puderem), alguma coisa para sentar (banquinho, cadeira dobrável, almofada, canga, esteira ou qualquer coisa 'sentável').

Eu e mais uma trupe de tricoteiras  estaremos lá a partir das 10 horas da manhã esperando por vocês.

Venha tricotar, conversar, desfilar suas artes, perguntar, ensinar e sobretudo dar boas risadas e ao final do dia, voltar prá casa com aquela sensação de leveza que só a companhia de pessoas do bem são capazes de transmitir.

Tá esperando o que? Anota aí na agenda que dia 18 de junho é um dia para juntar novelos  e agulhas que se cruzam para formar um grande pano de fundo para a amizade e o amor.

Espero por você!




Bom tricô e até a próxima!


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Vai uma golinha aí?

Quando o frio chega 'chegando', nada mais aconchegante que uma gola quentinha para aquecer e enfeitar os pescocinhos. Além de não fazer volume elas alegram nossos rostos que já começam a ficar desbotados pela ausência do sol.
Como faz um tempo que não crio nenhuma receita nova de gola, resolvi postar um 'revival' das minhas criações antigas.
Gosto de todas e sei que preciso replicar algumas delas,  mas só não sei por qual começar.....




Não gosta de golas junto ao pescoço e prefere alguma coisa mais despojada?  Que tal um cachecol compridão e sem pontas para atrapalhar a vida,  que dá para enrolar várias vezes em volta do pescoço ou simplesmente ajeitar dentro do casaco. Tá na mão!




Já decidi....preciso 'retecer' todas porque afinal elas são bem bonitas, não acha? Quero todos! 
E você, está esperando o que para começar sua nova arte. As receitas são grátis e, em caso de dúvida é só perguntar que terei o o maior prazer em ajudar.
Bom tricô e até a próxima!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Tricô em forma de arte

Acredito que toda tricoteira tenha um projeto dos sonhos. Aquele um projeto que seria a síntese do desafio supremo. Eu tenho o meu.... E é este aqui!
Long leaf Coat - Kaffee Fasset

Sei que não vou fazer um casaco, mas usar  a receita para fazer um quadro, porque afinal, obras de arte ficam bem melhores atrás de vidros e molduras.
Há anos ganhei o livro onde aparece a receita original desta obra prima  (a receita do casaco também está disponível gratuitamente aqui ) tecida com nada mais nada menos que 32 cores diferentes. Em algumas carreiras são usadas 20 cores ao mesmo tempo. Haja coordenação, concentração,  paciência e destreza para manusear tudo isso, sem se enrolar todinha.Pura paixão!

Para quem não conhece esta arte 'tricotística' o nome deste tipo de trabalho com cores e intarsia.



Intarsia é uma técnica de tricô colorido usada para criar motivos isolados com formas geométricas ou mais orgânicas, em qualquer direção, que muitas vezes lembram fotos, tamanha harmonia das cores e definição das imagens criadas com pontos básicos de tricô.

O nome da técnica é uma alusão a marchetaria (técnica que alia o corte e encaixe de pedacinhos de madeira em cores diferentes para formar padronagens).

Ao contrário de outras técnicas tecidas com cores (p. ex. jaquard tipo Fair isle, mosaico) onde se trabalha em geral com duas cores ao longo de uma carreira, a Intarsia trabalha com bloco de cores, todos na mesma carreira.

A partir do ‘movimento’ dessas cores vão surgindo as formas mais variadas que se encaixam perfeitamente.

E o mago, mestre supremo desta arte de tricô colorido (pelo menos para mim) é o americano, radicado na Inglaterra, Kaffe Fasset..



Seus trabalhos são  apresentados em exposições de arte têxtil, em museus e suas palestras e cursos são concorridíssimos. 
Eu mesmo sonho em conhecer esta figura apaixonante, dar uma tietagem básica e levar os livros dele que tenho para ganhar um autógrafo e quem sabe até um abraço. Ele não é fófis?!


 
E vocês, tem algum projeto dos sonhos? Sonhar faz bem e alimenta a nossa imaginação.
Bom tricô e até a próxima!




quinta-feira, 5 de maio de 2016

O curso do curso


Difícil descrever o quanto é complicado ensinar algo que sabemos e que queremos passar adiante, principalmente quando juntamos uma coisa 'lógica' com outra 'intuitiva'  para formar uma  'equação de sucesso tricotístico':  matemática + tricô = blusa sob medida.

Ao ver as fotos da turma animada que prestigiou a Oficina de blusa top-down com cavas clássicas fico com a sensação de que tudo correu bem porque afinal  entre mortos e feridos, salvaram-se todos....

Adoraria ter um 'espaço' físico  onde pudesse promover cursos ou oficinas com mais regularidade e a preços mais acessíveis, mas por hora, só tenho o blog e vez por outra a possibilidade de locar um lugar para tal. Quem sabe um dia desses a coisa mude, e aí, esta que lhes escreve consiga uma 'boquinha' patrocinada por alguma empresa de fios, né. Ainda há tanto para ensinar (e aprender)!

Por hora, deixo para vocês que prestigiam o blog  algumas fotos da aula e um grande muito obrigado às 'pupilas e pupilo' que corajosamente prestigiaram o evento e também ao Espaço NGR que nos acolheu com simpatia e eficiência.

 


Brevemente mais um capítulo sobre este evento e outros que estão por vir. Me aguardem!