quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vestida para matar


Há alguns anos atrás recebi uma doação enorme  para repassar para  outra pessoa que faz tricô e crochê para doação e, quando abri o sacão onde os fios estavam guardados, quase morri com  'a golfada'  de mofo e ácaros saltitantes' que saíram gritando 'freedom"  diretamente para meu nariz, boca e  olhos. 
Sem exageros, a sensação que tive foi do mofo se proliferando dentro dos meus pulmões.

O resultado desta 'boa ação' de resgate de fios: meses de gastos com remédios para debelar uma tosse alérgica insana e coceira nos olhos. Se não fosse a fófis da médica homeopata que cuidou de mim à época, acho que hoje eu estaria assim.....


Depois deste susto com minha saúde, resolvi ficar sempre atenta à condição de armazenamento dos meus fios. 

Aproveitei também para testar algumas medidas estilo 'Sebastiana Quebra Galho"  para combater e evitar o mofo e os ácaros que costumam 'atacar' nossos arsenais.

Para encarar de frente esses monstros invasores a melhor coisa é nos vestirmos para matar.

Providencie um bom par de luvas


óculos de proteção
(não precisa ser tão sofisticado)


máscara de proteção


  • Procure um lugar bem arejado e se possível onde haja bastante luz natural para espalhar seus fios. Evite fazer isso no quarto onde dorme. Forre o chão com plástico.  Espalhe bem os novelos e meadas para arejar durante algumas horas. Remova os rótulo que estejam em boas condições sem manchas amarelas ou pretas. Deixe os rótulos no sol. Descarte aqueles que estejam  manchados.
  • Prepare uma mistura de álcool de cereais + óleo essencial de lavanda ou cedro (essência não serve), na proporção de 100ml de álcool + 15 a 20 gotas de óleo essencial e coloque num borrifador.
  • Borrife a mistura sobre os novelos e meadas. Não é necessário encharcá-los, apenas deixá-los levemente úmidos. A mistura deve envolver cada novelo por completo. Deixe secar em local ventilado, mas sem a incidência de luz solar.
  • Enquanto os novelos secam, limpe o local onde irá guardá-los com um pano limpo e vinagre de álcool para matar os fungos do mofo. Deixe secar bem. *
  • Guarde seus novelos em caixas plásticas ou sacos bem fechados com pequenos saches feitos com cravos da índia ou folhas de louro. Para fazer os saches, use pedacinhos de tule ou mesmo meias finas . Além de manter seus fios cheirosos isso evita o ataque de traças.
  • Antes de usar seus novelos regatados para tecer, deixe-os 'dormindo'  no freezer dentro de sacos plásticos bem fechados. Isso acabará com os eventuais ácaros e outros bichinhos que provocam alergia. Ao retirar os novelos do freezer, enrole-os novamente passando o fio por uma fralda de pano embebida em álcool de cereais + óleo essencial (5 gotas para 100ml de álcool) de lavanda ou cedro. 
* Caso more em lugares muito chuvosos, à beira mar ou se o local onde pretende guardar seus fios faz parede-meia com banheiros, ou outra área sujeita a umidade, não esqueça de espalhar vários potes com 'cata umidade' no local.

Para terminar a nossa missão  de resgate de fios, fiz uma lista com alguns links onde se consegue comprar álcool de cereais e cloreto de cálcio (cata umidade) por um preço muito bom.

Cloreto de cálcio e potes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728118235-pote-anti-mofo-10-unidades-de-130g-1-cloreto-de-calcio-1kg-_JM

Álcool de cerais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714173279-alcool-de-cereais-1l-_JM

Óleos essenciais são encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Pode parecer frescura, mas não é. Mofo realmente faz mal para a saúde, sem falar que aquele cheirinho....Ai meu nariz!

Boa faxina, boa organização e até a próxima!











5 comentários:

Sandra Louzada disse...

Show! Obrigada por todas as dicas! Adorei! Beijos!

luice ribeiro disse...

Ótimas dicas. Só não entendi a parte que tira do freezer e passa "o fio" numa fralda... Desmancha o novelo e passa todo o fio pela fralda? Ou passa a fralda em torno do novelo...

Milady disse...

Oi Luice,
Respondendo a sua pergunta: você segura o fio com o pano umedecido no álcool+ óleo essencial e desenrola o novelo. Na medida em que for desenrolando, já faz uma bola com o fio tratado.
Um abraço e obrigado por prestigiar o blog.

Linhas, lãs e afins... disse...

Ótima dica!!!!!
Esses dias mesmo encontrei meus lindos sapatos de camurça com uma camada de mofo neles.... Ó, tristeza dessa jeca =(
Beijo enorme!

PequenaIv disse...

Olá...

Amei seu Blog!!!

É preciso muito cuidado mesmo
ao manusear e faxinar certos
produtos e locais.

Estou seguindo, voltarei mais
vezes para ler as postagens...
Parabéns!
Beijo
Ivete

*