segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bola fora

Alguns dias antes do início da Copa 2014 o maridão me perguntou se eu podia  tecer uma gola em branco e vermelho prá ele usar durante os jogos da Inglaterra.
Como a santa criatura nunca me pede nada, resolvi atender de imediato o pedido dele. 

Dei um passeio pelo Ravelry e escolhi algumas  receitas 'simpáticas' para ele decidir o que queria.
A escolhida por ser 'diferente' foi esta aqui; http://www.ravelry.com/patterns/library/shawl-collar-cowl
(foto retirada do site da Purl Soho)

Achei legal Milord pedir algo modernoso e saí a caça do fio para comprar.
Por mais que procurasse nas lojas online, simplesmente não encontrava nada em vermelho e branco que não fosse fio popular em acrílico duro.

Depois de muita procura, optei por usar um fio acrílico para bebê, muito bom, bem torcido, macio e resistente chamado Bebê Todo Dia da Coats (Cisne) tecido duplo porque não estava a fim de adaptar a receita original, tecida com agulhas mais grossas.

Teci o lado externo em vermelho e a parte interna em em branco. mas......
depois de pronta a gola parecia um suporte para sapatos na vitrine. .

Caramba, acho que nunca teci algo tão feio, duro, sem movimento, totalmente diferente do projeto original que me parecia tão 'cheio de movimento'.
Olhei para aquela coisa, virei do direito e avesso tentando entender o que estava errado e, bingo!
A bola fora foi o fio que usei: definitivamente inapropriado para um projeto que pedia um fio totalmente natural  (alpaca, seda e merino), super maleável.


Humildemente reconheci minha escolha errada, pedi desculpas a Milord, discretamente desmanchei tudo e guardei o fio.
Com a promessa de tecer alguma coisa usável prá ele até o final do inverno, aprendi mais uma lição: antes de escolher um projeto, veja se você dispõe com facilidade de um fio com uma composição próxima àquela sugerida na receita. 
Não esqueça de fazer uma boa amostra com o fio que escolheu  e ser crítico com o resultado. Se gostou, siga em frente. se não gostou mude o fio, ou escolha outro projeto.
Já dizia a minha avó; errar é humano mas persistir no erro é perda de tempo....
Daqui a 4 anos  maridão ganha sua gola vermelho e branco.

4 comentários:

Marcia Galti disse...

kkkkkk, eu amei este post!!!!!!!!(apesar dos pesares me fez sentir engraçado)muito bom!!!


Acontece mesmo, mas vamos adiante, já me aconteceu isso, minha filha fica boba quando vê eu desmanchando um trabalho grande pelos mesmos motivos que os seus.
Beijo

Natalia a disse...

la verdada es que aveces una se entusiasma en el proyecto sin tomar en cuenta esto del material, yo soy una de ellas... no te sientas sola :)

ZHOBEYDA disse...

HOLA, COMO STAS? TUS TRABAJOS SON HERMOSO, TE FELICITO, QUE DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME TAMBIÉN, SIEMPRE SERAS BIENVENIDA.. ANIMATE.. BESOS, ABRAZOS Y BENDICIONES.
ZHOBEYD@....

Rebeca Tisian disse...

oi Grace,
que bom vc compartilhar isso com a gente. Pra mim em especial valeu muito a dica..estou com essa gola na listinha pra tecer para meu filho, agora vou pensar bem no fio certo para a receita.