segunda-feira, 28 de julho de 2014

E vem aí mais um TJ!



Se você cansou de fazer cachecol, não aguenta mais brigar com receitas que não lhe servem e sempre quis tecer um casaco com a sua cara e seguindo as suas medidas, que tal participar da nova Trama da Milady?

Desta fez o projeto mistério não tão misterioso será o casaco Quando o Inverno Chegar,  um casaco feminino, cheio de detalhes na modelagem.
Ficou curiosa? Como, quando, onde?????

  • O projeto do casaco será apresentado em 4 pistas a serem postadas no grupo Tricotando com Milady,  a partir do dia 04 de agosto de 2014 
  • A inscrição para participar do projeto TJ Quando o Inverno Chegar custa R$ 10,00 (dez reais) e deverá ser feita através de depósito ou transferência bancária
  • As pistas, dicas, e muito bate papo para ajudar quem tiver dúvidas serão esclarecidas dentro do grupo que é fechado.
  • O casaco poderá ser tecido com fios com espessura média (para agulhas de 5,0 a 6,0 mm)  de cor única ou mesclada ou fios com textura (também chamados de fios fantasia) com agulhas mais grossas (de 6,0 a 7,0mm)
Gostou da ideia? Vai participar?
Então é só escrever para o email do blog para saber como fazer o depósito.

Aí você deve estar se perguntando se será difícil? Se dará conta?  Se vale a pena?
Tudo vai depender da sua disposição e vontade de aprender coisas novas (ou não tão novas) e não ter medo do 'desconhecido'. 

Com o frio que anda fazendo o momento é mais que perfeito para não esperar o Inverno Chegar porque ele já chegou e você não vai querer ficar fora dessa, não é mesmo?

Espero por vocês lá no grupo!
 


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bola fora

Alguns dias antes do início da Copa 2014 o maridão me perguntou se eu podia  tecer uma gola em branco e vermelho prá ele usar durante os jogos da Inglaterra.
Como a santa criatura nunca me pede nada, resolvi atender de imediato o pedido dele. 

Dei um passeio pelo Ravelry e escolhi algumas  receitas 'simpáticas' para ele decidir o que queria.
A escolhida por ser 'diferente' foi esta aqui; http://www.ravelry.com/patterns/library/shawl-collar-cowl
(foto retirada do site da Purl Soho)

Achei legal Milord pedir algo modernoso e saí a caça do fio para comprar.
Por mais que procurasse nas lojas online, simplesmente não encontrava nada em vermelho e branco que não fosse fio popular em acrílico duro.

Depois de muita procura, optei por usar um fio acrílico para bebê, muito bom, bem torcido, macio e resistente chamado Bebê Todo Dia da Coats (Cisne) tecido duplo porque não estava a fim de adaptar a receita original, tecida com agulhas mais grossas.

Teci o lado externo em vermelho e a parte interna em em branco. mas......
depois de pronta a gola parecia um suporte para sapatos na vitrine. .

Caramba, acho que nunca teci algo tão feio, duro, sem movimento, totalmente diferente do projeto original que me parecia tão 'cheio de movimento'.
Olhei para aquela coisa, virei do direito e avesso tentando entender o que estava errado e, bingo!
A bola fora foi o fio que usei: definitivamente inapropriado para um projeto que pedia um fio totalmente natural  (alpaca, seda e merino), super maleável.


Humildemente reconheci minha escolha errada, pedi desculpas a Milord, discretamente desmanchei tudo e guardei o fio.
Com a promessa de tecer alguma coisa usável prá ele até o final do inverno, aprendi mais uma lição: antes de escolher um projeto, veja se você dispõe com facilidade de um fio com uma composição próxima àquela sugerida na receita. 
Não esqueça de fazer uma boa amostra com o fio que escolheu  e ser crítico com o resultado. Se gostou, siga em frente. se não gostou mude o fio, ou escolha outro projeto.
Já dizia a minha avó; errar é humano mas persistir no erro é perda de tempo....
Daqui a 4 anos  maridão ganha sua gola vermelho e branco.