quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Xô crise! Dá-lhe tricô!

Depois de muito pesar se valia a pena ou não voltar a postar aqui no blog, resolvi levar adiante este espaço que foi criado com muito carinho para falar de tricô, passar adiante um pouco do que aprendi ao longo de muitos anos brincando e às vezes brigando com as agulhas.
Meu silêncio se deu apenas por falta de tempo e de inspirção para escrever algo de interesse, ou mesmo postar uma nova receita. Afinal, não dá prá pisar na bola com quem gentilmente me visita.
O ano está correndo solto, as crises (materiais, morais, espirituais) batendo às portas de muitas familias e nessas horas, nada como um bom tricô, ainda que básico, para preencher o 'tempo extra' que muitas pessoas têm. Muitas vezes somos obrigados a permanecer em casa por falta de emprego ou por motivos de saude. Outras vezes ficamos em casa por opção, mas aí só a televisão, o livro, o computador, os afazeres domésticos nem sempre preenchem uma certa sensação de vazio, aquela sensação de estar perdido que nem cachorro que caiu da mudança.
Nessas horas o tricô, assim como outras tantas artes manuais nos trazem alento. E às vezes até uma grana extra. É certo que ninguém vai ficar rico e poderoso fazendo tricô, mas tem muita gente se dando bem com isso. (o que não é o meu caso).
O mercado de fios está de vento em popa trazendo novos lançamentos, lojas especializadas em armarinhos, artesanato e fios estão investido pesado nas vendas online (diga-se de passagem algumas lojas online são absolutamente impecáveis em termos de eficiência no envio das mercadorias como é o caso do Bazar Horizonte, Aslan e H.Marin).
Nossas publicações sobre tricô e crochê é que ainda não entenderam o espírito do novo tipo de consumidor que pipoca aqui e acolá, dia após dia, ávido por boas publicações com contéúdo interessante e padrão editorial de melhor qualidade. Mas isso tende a mudar. Não dá para parar no tempo e nivelar sempre por baixo quem busca informação sobre as artes tricotísiticas ou crochetísiticas.
Sonho com o dia em que vou encontrar na banca da esquina uma revista especilizada em tricô com o padrão da Vogue Knitting, só para citar minha revista favorita. Viajo na batatinha, imaginando livros poderosos, com capa dura, maginificamente ilustrados, e em português (não que o inglês seja uma barreira), enfeitando às vitrines da Livraria Cultura.
Devaneios a parte, acho que já evoluimos muito nos últimos tempos.
E para melhorar ainda mais nosso ânimo, os grandes desfiles Fashion Rio e SFW ne início do ano trouxeram muita coisa em tricô nas várias coleções, sinalizando uma moda que veio para ficar.
Sou sincera, não sou muito de modismo, mas gosto de saber das tendências. Afinal, agente nunca sabe se qualquer dia vai querer desfilar por aí com um vestinho mini, balonê e com manguinhas bufantes (ai que horror).
Gosto do clássico no tricô do dia a dia e coisas mais peruescas de quando em quando para uma ocasião especial.
Apostando na idéia do mais clássico e democrático em termos de tricô a Aslan está com novas receitas no seu site, onde esta tendência já pode ser vista. Não deixem de olhar com carinho a linda receita da Blusa Alecrin (muito classuda) tecida por uma tricoteira-arteira muito querida (né Paula), um xale 10 tecido por alguém que tem o dom de transformar os fios em tramas lindas (né Verinha). Eu também estou lá com o Casaco Aniz.
E tem mais, mas isso já é para um outro dia. Xô crise! Dá-lhe tricô.

13 comentários:

Renata S. P. disse...

Oi Karen!
Eu digo que estou enfrentando uma "crise psicológica", pois a luta é contra mim mesma... (risos).
Fiquei mais de mês sem postar no blog no início deste ano, mas agora já voltei à todo vapor.
Crises sempre existirão. Cabe à nós enfrentá-las.

Fico feliz de ver você de volta =D

Beijos!

elaine masc. disse...

que delicia passear em s\blog e encontrar vc.sempre tão antenada... bjs.

Marcia Quadrado disse...

O post está excelente, como sempre, o casaco está muito bonito, parabéns. E você tem razão dá-lhe tricô.
Bjs,
Marcia Quadrado

Solange disse...

Grace,

Você demora a postar, mas sempre acerta na mosca! Se não fossem as agulhas, não sei o que seria de mim nestes últimos 3 anos :D

(A propósito, já viu a carinha do Jared Flood neste artigo? http://www.observer.com/2009/o2/web-site-knitting-nuts-has-new-york-needlers-stitches?page=0%2C0)
Bjks

Sandra - Tricô e mais Tricô disse...

Karen vou passar no site da Aslan e ver as novidades, mas já adianto que amei o seu casaco.
Parabéns
Beijos

Mara Lúcia disse...

Adoro visitar seu blog, sempre valorizando nosso trabalho e de uma maneira sutil, inteligente e perspicaz. Desejo muito tricô para você! Você nos dá alma nova! Lindo trabalho! Beijos...

Samanta disse...

Olá! Gostei muito do que escreveste neste post. E é ótimo saber que as peças feitas manualmente em qualquer modalidade estão em alta.
Beijo,

Cantinho da Hakathi disse...

Oi Karen!
Maravilhoso encontrar alguém que ama o que faz e que dedica seu tempo a dividir, ensinar, doar dicas... Nestes momentos de crise mundial em que nossos maridos se sentem meaçados em seus empregos ou mães que mantêm o sustento temem o amanhã com os sustos que levam ao irem ao supermercado, devemos com certeza lembrar das artesãs, mulheres, mães, homens em certos segmentos que expressam seus sentimentos em suas peças buscando estabilizar o orçamento doméstico.
Quando vejo um trabalho terminado penso:"quantos sonhos nesses pontos".
Dividam, ensinem, doem conhecimentos...
Obrigada
Bj

Anônimo disse...

Oi,
Que bom que vc voltou!
Senti sudades.
Não tenho blog, mas sou blogueira de coração.Adoro tuas sugestões e teus bate bapos.
Abreijos da Clau

Claudia Lange disse...

Olá, karen!!!!
Sou sua fã, há tempos e ADORO o seu blog!
Sempre com coisas lindas e antenadas.
Nem pense em nos abandonar, nada de pensar em deixar pra lá o blog, hein?!
"Você é responsável por aquilo que cativas" Pequeno Príncipe - Saint Exupery.
Portanto, amiga quero te parabenizar pelas sua mãos maravilhosas, pelos seus trabalhos sempre tão bem feitos e pelas dicas que vc sempre nos dá.
Um gde beijo
Claudia Lange

verinha disse...

Milady querida....
Já a algum tempo que não tenho tido tempo de olhar os blogs e até minha leitura dos grupos anda meio atrasada.... mas hoje resolvi passar aqui pra ver suas novidades e me deparei com um comentário seu sobre o meu xale que está postado na Aslan... Fiquei toda boba, pois vindo de uma pessoa que trabalha tão bem com trico como você, me deixou super envaidecida....
O seu casaco também está lindo, aliás.... como tudo que você faz.....
Beijinhos,
Verinha Bastos - RJ

Denise disse...

Oi, Karen!
Blog também é cultura...hahaha.
Hoje procurando onde comprar fio rami no google apareceu teu blog onde cliquei e aqui estou.Sou novata no tricot apaesar de há 200 anos atraz quando impossibilitada de andar peguei umas agulhas e uma revista e fiz uma camisa polo pro meu marido e mais nunca fiz nada. No ano passado vi uma bolsa de tricot entrelaçado e endoidei pra fazer aí entrei num curso mas fiquei impossibilitada de continuar e estou pretendendo voltar na próxima semana para terminar a bolsa e aprender a fazer aqueles casacos de frio que tem ziper na frente.Não desista do blog, pois ele será sempre útil a alguém. Uma mega maravilhosa semana!
Saúde,paz e luz sempre!
Bjs

Anônimo disse...

Karen! Socorro ,Pode me ajudar?
Gostaria de uma receita de trico de coelha para pascoa ,bem lindona...
luciaseke@gmail.com
beijos...2010 com muito trico lindo