domingo, 22 de junho de 2008

Milady e seus chapéu, boinas e afins

Já que o frio parece ter vindo para ficar entre nós por algumas semanas ou quem sabe até um pouco mais (ai que delícia!) é hora de aproveitar para desfilar por aí um acessório que acho simplesmente o máximo da elegância: o chapéu!
Não estou falando de gorro não, estou falando de c h a p é u! E também boinas.
Desde que me entendo por gente sempre fui fã de chapéus. Meus preferidos são os com abas estruturadas, não muito grandes pois meu rosto é pequeno. E boinas, muitas boinas: feltradas, não feltradas, não importa. Gorro só uso se não tiver nada mais feminino ou elegante por perto. Me sinto meio fora do meu tempo usando gorros....
Uma das coisas que simplesmente adoro é visitar chapelarias quando viajo à Inglaterra. Nem vou falar de lojas chiquérrimas da Oxford Street pois meu bolso brasileiro não me permite tamanha ousadia. Mas na cidade de Oxford, mais precisamente no Oxford Covered Market descobri uma chapelaria minúscula com todo tipo de chapéu, desde os mais peruescos e emplumados até os mais up to date usáveis em qualquer ocasião.
Uma verdadeira delícia experimentar todos, dar muitas risadas fazendo caras e bocas e lógico comprar algo compatível com o rosto e com o bolso...
Aqui no Brasil usar chapéus parece algo meu estranho para os padrões da moda. A exceção de uma ou outra senhora que os usam no verão, é raro ver alguém desfilando este acessório por aí. Chapéu por aqui é coisa prá usar em casamento ou na praia ...
O que se vê mesmo por aqui são os horrendos bonés ou gorros de qualidade discutível e de gosto totalmente duvidoso comprados nas bancas dos camelôs.
Então vamos combinar: Se você tem mais de 20 anos, por favor esqueça os bonés ou gorros tipo rapper ou funkeiro.
Se o frio está de congelar o cérebro, use uma echarpe para proteger os cabelos e ao mesmo tempo emoldurar o rosto.
Afinal, não me lembro jamais ter visto Grace Kelly ou Jacqueline Kennedy usando bonés ou gorro com bordado com o símbolo do 'hang loose'.
Para quem curte a moda dos chapéus que apareceu com tudo nesta estação nas vitrines fashion do Brasil, em São Paulo existe uma rua no centro velho (Rua do Seminário) onde se pode comprar chapéus masculinos e femininos de boa qualidade e a preços pagáveis.
Na rua das Noivas ou melhor, Rua São Caetano, além dos modelos tradicionais para festas é possível se encontrar peças para o dia a dia, em feltro e outros materiais, próprios para o inverno.
Mas deixando de lado os chapéus 'industrializados', que tal inovar neste inverno e se aventurar a tecer e usar um chapéu ou boina feltrados.
Se você gostou da idéia, as receitas estão nos arquivos das Receitas de Milady.
E dentro de alguns dias voces encontrarão mais algumas receitinhas nas páginas do Blog de Milady da revista Manequim

9 comentários:

Lily Lopes disse...

Lindos os chapéus. Eu gosto de acessórios diferentes. Não tenho prática suficiente para tecer algo e feltrar, mas quem sabe? Lindas fotos e, você tem razão. Se for para sair com bonés sem graça, prefiro simplesmente enrolar um lenço... Parabéns pelo blog. Bem bonito.

colorlessblue disse...

Eu tô devendo um chapéu pra uma tia. Só não sei ainda se usar lã e feltrar não é forçar muito aqui no Ceará...

India disse...

Milady amo chapéus.
Fiquei ultra feliz com a sua postagem.
É realmente muito difícil ver alguém usando chapéu no Brasil.
Antigamente os homens usavam. Meu pai não saia de casa sem o chapéu, que sempre estava combinando com o terno. Era pequena, mas achava lindo.
Pelo cúmulo da coincidência hoje estou usando um chapéu pretinho, confortável, gostoso e acolhedor. Afinal enfrentar esse frio 'brabo' que tem feito aqui em Curitiba não está fácil.
Bjos
India

gisele disse...

Querida Milady
Ficou uma gracinha o texto. A sua foto está très chic. Também adoro chapéu, mas tenho usado mais echarpe, para cobrir a cabeça nestes dias de frio intenso (mas deliciosos).
Bjs
Gisele

Anônimo disse...

Chique de doer essa foto!!!(É do casório não é?)
Hummm acho que também amo chapéi.
bjs
ANA ROSA

Elaine disse...

Oi Karen!!!
Acabei de fazer um Blog!!!!!
Adorei o seu Vou te add tá?!

Beijos

Anônimo disse...

Oi oi oi! - É assim que cumprimento a nossa Milady nos chats.

Gostei da matéria. Acho absurdo não se usar chapéu aqui, nesse solzão. Até criança nova a gente vê de cabeça descoberta.
Chapéu protege a cabeça e os olhos, além de dar aquele charme. Por, mim eu andava de chapéu de palha no verão. Lembram-se daqueles chapéus panamá de meu tempo de criança? Achava uma graça (sem trocadilho, viu?).
Quem sabe a moda volta?

Bejuminas,
Stella

Anônimo disse...

E eu me achando o maximo de gorro...bom,depois dessas dicas de "elegancia" vou tomar mais atitude e tentar melhorar o visual...

Katiana disse...

Eu também amos os chapéus, acho super chic, pena que o povo brasileiro não tem costume de usá-los. Amei sua postagem. Beijinhos.