Deve ser carma ou mesmo praga de alguém encontrar
nós no início, meio e fim de um mesmo novelo ou de vários...Além da frustração de ver sua obra de arte cheia de fiapos pendurados no avesso (estou tecendo um casaco e não fazendo um tapete de amarradinhos), você se sente impotente quando tenta reclamar a
falta de controle de qualidade.Reclamar no site do fabricante é uma piada, pois não se consegue anexar imagens para comprovar a sua queixa.
Aí só resta o telefone. E toca a ligar uma, duas, três , cinco vezes até que uma alma generosa resolva atendê-la depois que você já ficou 27 minutos ligando, esperando alguém se manifestar do outro lado, pois o telefone é atendido, se pode ouvir sons de vozes ao fundo , mas nenhuma viva alma se manifesta, nem que seja para falar o horrendo 'um minutinho por favor'.
Hoje a minha bronca muito irritada vai diretamente para a Coats Corrente.
Depois de várias tentativas de falar com o SAC finalmente uma voz se fez presente. Uma pessoa de nome Kelly atendente de carteirinha, ouve sua reclamação e você explica pela primeira vez que comprou 5 novelos do fio Glory (importado da Turquia) e que está desenvolvendo um projeto com dia e hora para ser concluído. O projeto está pronto..... Dos 5 novelos foram usados pouco mais de 3 novelos.
Você informa o nome do fio pela segunda vez, repete o número do lote e cor, e.....
"Nosso procedimento é que a senhora tem que nos mandar os novelos para mandarmos para a fábrica,
onde estaremos vendo o que aconteceu."
Aí você torna a explicar que o trabalho está pronto, que não dava prá parar de tecer todas as vezes que surgiram nós nos novelos.
"A senhora precisa nos encaminhar os novelos para
nós estarmos verificando a sua reclamação"
Nova explicação, repeteco da explicação anterior.... E o sangue fervendo de raiva.....
Depois de muita discussão, finalmente o veredito: "nós vamos mandar retirar os novelos e os rótulos e dentro de
10 a 15 dias seu material será rescarcido se for o caso, pois não temos esta cor em estoque. Se a senhora quiser, podemos lhe mandar outra cor....."
Só mais um detalhe: se a cor não está disponível no estoque e se na presente data (09 de maio de 2008) estamos com os auditores fiscais em greve a mais de 45 dias, quando é que a terei os fios a minha disposição?
Hello Coats Corrente!
Um lembrete para o bom relacionamento com o consumidor:
- Dinheiro não brota em pé (o que é uma pena...). Se você tem uma encomenda numa determinada cor, seu cliente não que saber de outra.
- Se você tem prazo para entregar uma encomenda então você assumiu um compromisso (já cheguei a virar a noite tricotando só para não deixar minha cliente na mão...)
- Controle de qualidade se faz por amostragem quando o produto é entregue ao comprador. Se a empresa importa um container de fios, não ensaia nada e espera que o consumidor reclame caso ocorra alguma não conformidade, para então ver o que aconteceu, o consumidor está sendo tratado como um idiota.
- Se um consumidor pede para falar com o responsável pelo setor de atendimento ao cliente, ele não quer falar com a atendente, que tem seu discurso de tele-atendimento decoradinho, na ponta da língua...
Financeiramente falando: paguei R$ 55,20 pelos 5 novelos (preço de atacado). Como o fio é do tipo space dyed (ou mesclado com repetições definidas), cada pedaço de fio 'cortado' significa o descarte de todo o comprimento daquela cor onde ocorreu o nó, a menos que esteja fazendo um trabalho do tipo 'uniforme camuflado' ou um tricô meia- boca, onde as repetições das cores pouco importa. (Quem tal uma manga de um casaco diferente da outra?).
Entre emendas e nós, perdi cerca de 12 metros de fio....
O valor material da perda é pequeno: menos de R$ 1,00.
Mas a irritação pela falta de considerção com quem consome, a esta não tem preço..... ou melhor, tem preço sim: um imenso arrependimento por ter gasto meu dinheiro, meu tempo e minha boa vontade em tecer com o dito cujo fio (que me encantou a primeira vista) e ainda por cima ter criado uma receita especialmente para ele...
Aliás,
tricoteiras-arteiras fiquem atentas ao lote defeituoso!