quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sabendo comprar não vai faltar

Basta uma mudança no tempo, dias chuvosos e temperatura oscilante que a coceira das compras por novos fios nos ataca sem dó nem piedade. Guardadas as proporções do que é razoável comprar e do que é pura compulsão, esta época do ano é perfeita para se fazer um pequeno arsenal, já pensando nos projetos futuros de inverno.
Várias lojas queimam seus estoques antigos para dar espaço aos novos lançamentos. E isso às vezes pode se transformar numa faca de dois gumes.
Se por um lado o fio está barato, oba! Mas....
Muitos fios importados que foram lançados nas temporadas passadas não serão mais distribuídos pelos fabricantes ou importadores.
Então fica a pergunta: como fico sabendo se este ou aquele fio continuará sendo distribuído? A resposta é simples: Não fica! Ou você compra um super estoque do seu fio favorito e paga prá ver, ou corre o risco de não encontrar mais aquela cor maravilhosa com a qual teceu um cachecol e aí resolveu fazer um casacão para usar com o dito cachecol.
Ninguém se preocupa em avisar ao consumidor que este ou aquele produto não será mais comercializado ou fabricado.

Então vamos combinar uma coisa?

  • Quando virem um produto que custava os olhos da cara no inverno passado e este ano está a preço de banana, antes de comprar a super oferta, escreva ao fabricante para perguntar se o fio continuará no mercado. Perguntar não ofende, mas as vezes frustra!...
  • Imaginem o que será possível criar ou copiar com aquele fio 'lindo' todo peludo, que você acha o máximo, mas nunca experimentou porque era caro e agora tá baratinho.
  • Pesquise na internet os vários sites internacionais que tem receitas maravilhosas de graça (aqui no blog tem um monte de links muito bons do exterior, e mesmo que você não fale inglês dá para ter uma idéia do que é legal ou não)
  • Passeie por outros blogs para ver o que as mentes e mãos criativas andam fazendo.
  • Pesquise na internet as várias lojas virtuais que vendem no atacado e no varejo. Às vezes a economia que você fará lhe permitirá comprar um pouco mais, mesmo pagando frete.
  • Antes de comprar um fio leia a descrição do produto. Veja se ele é adequado à receita que quer fazer. Muitas de nós temos revistas antigas guardadas, com receitas divinas, porém o fio que aparece nas instruções já não é mais fabricado.
  • Dê uma boa olhada no estado geral das suas ferramentas. Agulhas tortas, com pontas rombudas, podem comprometer o seu trabalho.
  • Monte um kit de agulhas novinhas, fita métrica, caderninho de anotações, tesoura, e outras tranquerinhas importantíssimas para que seu trabalho seja uma obra de arte quando concluído. Compre uma caixa para ferramentas de tamanho razoável e arrume tudodentro.
  • Suas agulhas e apetrechos vão agradecer.
  • Não tenha medo de aprender novas técnicas. Procure cursos, dicas passadas nos vários blogs. Troque idéias em grupos de discussão.
Comprar é uma delicia, mas em tempos de vacas magras para muitos é preciso cometimento...

8 comentários:

Judy disse...

Olá Karen... adorei este post.
Dá tino as tricoteiras que no desvario do consumo perdem a cabeça e o crédito.
Tenho aprendido muito aqui, controle e equilíbrio palavras que não devemos esquecer ao ver as "promoções".
Obrigada por sua visita e tão oportuno comentário no Tricoteiras.
Um abraço.

Karen Burns disse...

Oi Judy,
Sou eu quem agradeço as suas visitas sempre fiéis. Neste mundo blogístico agente 'conhece' muita gente legal, inteligente. E vc. é uma delas.
Um abração,
Grace

Cássia disse...

Karen,
Deve ficar maaaaravilhoso aquele trabalho da Forum em trico ou crochê...faz logo!!!! rs quero ver!
Bjos! Ah, e não esquece de me dar a receita, não sou boa p inventar pontos..rs!

Regina disse...

Oi obrigada pela sua visita. Estive analisando esse seu post, e só encontrei um probleminha, que é o seguinte: ao comprar esses fios maravilhosos e de bom preço agora, o que farei com a vontade incontida que tomará conta de mim logo que os lançamentos, tb maravilhosos embora caros, apareceçam no mercado? eheh Bjss

Karen Burns disse...

Cassia querida,
Só Deus sabe quando vou tecer alguma coisa prá mim. Na verdade estou com o'Projeto de Milady" para terminar, e mais algumas outras coisinha. Faz tempo que quero postar uma das minhas receitas aqui, mas sou ruim de escrever receita. Estou pensando em reeditar o colete e o casaco que fiz para o Concurdo da Linea Italia, mas com outros fios. As receitas são lindas e dá pra inventar um montão a partir de uma idéia.
Obrigado por sua visita.
Bjs,
Grace

Karen Burns disse...

Regina,
Esta coisa de comprar as novas maravilhas é um problema. Infelizmente os fabricantes demoram muito pra soltar os lançamentos. E aí finalmente quando chegam às prateleiras o nosso grande frio já se foi.
Espero que possamos antes de mais nada encontrar fios de boa qualidade e não apenas 'containers' de importados de rejeitos chineses ou fios que insitem em continuar peludos. É comblicado você se vestir de 'gorila' e sair por aí, linda, leve e solta.

Cristine disse...

SAUDADIIIISSSSS!!!!
SÓ ISSO QUE TENHO A DIZER!
BEIJOS
CRIS

Anônimo disse...

Oi amiga!
Gostei muito das suas dicas. Abre os olhos da gente.
Bjus
Stella Machado