Quando o calor chega no hemisfério sul ninguém se anima a pegar nas agulhas.
As coitadinhas ficam jogadinhas num canto, completamente abandonadas, tortas ou com as pontas quebradas esperando timidamente o frio voltar. Com exceção de roupinhas para bebê e uns poucos crochês, ninguém mais se lembra o quanto é gostoso sentar na varanda, balançar na rede, sentar num banco do parque, no quintal, à sombra de uma árvore, e tecer. E entre um ponto e outro, sentir um pouco do vento, respirar calmamente, ouvir passarinho cantando, perder o olhar no horizonte, ainda que você more num lugar como São Paulo.
Mesmo com bons fios que temos no mercado, fios de algodão (perfeitos para o verão) e outros em algodão com viscose, nem nos lembramos o quanto é bonito um trabalho tecido com um fio mais delicado e com agulhas mais finas.
Afinal desde que nos bombardiaram com fios peludos e cheios de texturas que quase ninguém se lembra do
tricô como a arte de tramar fios. E não estou falando de rendas tecidas com agulhas 1,5 e fios pouco mais grossos do que linha de costura. Estou apenas falando de um tricô simples, em ponto simples, porém com cara de verão: colorido, alegre e leve.
Pensando nessa leseira que cai sobre muitas tricoteiras arteiras,
quero fazer uma proposta decente a voces e ao mesmo tempo criar um projeto muito simples para
envolver todas que não acham graça em fazer tricô no verão.
A partir desta idéia, do envolvimento das pessoas que me visitam, em no máximo um mês quero montar aqui no blog uma galeria de
fotos com as artes das minhas visitantes.
Para quem topar participar do desfio, aqui vão as diretrizes:
A partir de uma faixa rendada
seu projeto único vai tomar a sua medida e ficar com a sua cara! . E por favor, não me peçam receita. Aa receita quem vai fazer é você. É só seguir o passo a passo. Afinal este será o seu projeto, sua obra!
O que você vai precisar de material é básico e custa pouco.
- Escolha uma camiseta (reta ou baby look) em boas condições e que lhe sirva direitinho sem ficar toda torta ou gigantesca no corpo. Este será o seu molde.
- Use um fio de verão a sua escolha, atentando apenas para as agulhas. O barrado será tecido com ag. com uma numeração acima daquela recomendada para o fio.
- agulhas de tricô com as pontas em dia (retas se você for fazer uma camiseta ou blusa em 2 partes e não souber usar agulha circular, ou agulha circular de 60 a 80 cm - sei que agulhas com 80 cm são difíceis de encontrar então use 2 agulhas de 40cm uma seguida da outra)
- Boa vontade e carinho, afinal está será uma obra sua, prá você ou para alguém especial.
O projeto que vou fazer na verdade será um projeto duplo: um casaquinho com o fio Bella para a minha mãe e uma batinha tipo túnica para mim com o fio Gioia da Aslan (um fio lindo, maravilhos, macio, 100% viscose, que está em oferta, mas só tem uma cor). Vou usar agulhas 4,0, 4,5 e 5,0.
Só para voces matarem a curiosidade, vejam que interessante o ponto do barrado: É a partir daí que tudo vai começar.
Amostra com o fio Bella e agulha 5,0
Amostra com o fio Gioia e agulha 5,0
Para quem me visita de outros países,
fica a sugestão para usar um fio de inverno a sua escolha. O projeto pode perfeitamente ser adaptado para fios mais quentes e o modelo fica muito bom com mangas compridas ou 3/4.
Espero contar com a adesão de muitas tricoteiras arteiras.
Afinal um tricozinho é sempre bem vindo!