quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Uma proposta muito decente

Quando o calor chega no hemisfério sul ninguém se anima a pegar nas agulhas.
As coitadinhas ficam jogadinhas num canto, completamente abandonadas, tortas ou com as pontas quebradas esperando timidamente o frio voltar. Com exceção de roupinhas para bebê e uns poucos crochês, ninguém mais se lembra o quanto é gostoso sentar na varanda, balançar na rede, sentar num banco do parque, no quintal, à sombra de uma árvore, e tecer. E entre um ponto e outro, sentir um pouco do vento, respirar calmamente, ouvir passarinho cantando, perder o olhar no horizonte, ainda que você more num lugar como São Paulo.
Mesmo com bons fios que temos no mercado, fios de algodão (perfeitos para o verão) e outros em algodão com viscose, nem nos lembramos o quanto é bonito um trabalho tecido com um fio mais delicado e com agulhas mais finas.
Afinal desde que nos bombardiaram com fios peludos e cheios de texturas que quase ninguém se lembra do tricô como a arte de tramar fios. E não estou falando de rendas tecidas com agulhas 1,5 e fios pouco mais grossos do que linha de costura. Estou apenas falando de um tricô simples, em ponto simples, porém com cara de verão: colorido, alegre e leve.
Pensando nessa leseira que cai sobre muitas tricoteiras arteiras, quero fazer uma proposta decente a voces e ao mesmo tempo criar um projeto muito simples para envolver todas que não acham graça em fazer tricô no verão.
A partir desta idéia, do envolvimento das pessoas que me visitam, em no máximo um mês quero montar aqui no blog uma galeria de fotos com as artes das minhas visitantes.

Para quem topar participar do desfio, aqui vão as diretrizes:

A partir de uma faixa rendada seu projeto único vai tomar a sua medida e ficar com a sua cara! . E por favor, não me peçam receita. Aa receita quem vai fazer é você. É só seguir o passo a passo. Afinal este será o seu projeto, sua obra!

O que você vai precisar de material é básico e custa pouco.
  • Escolha uma camiseta (reta ou baby look) em boas condições e que lhe sirva direitinho sem ficar toda torta ou gigantesca no corpo. Este será o seu molde.
  • Use um fio de verão a sua escolha, atentando apenas para as agulhas. O barrado será tecido com ag. com uma numeração acima daquela recomendada para o fio.
  • agulhas de tricô com as pontas em dia (retas se você for fazer uma camiseta ou blusa em 2 partes e não souber usar agulha circular, ou agulha circular de 60 a 80 cm - sei que agulhas com 80 cm são difíceis de encontrar então use 2 agulhas de 40cm uma seguida da outra)
  • Boa vontade e carinho, afinal está será uma obra sua, prá você ou para alguém especial.
O projeto que vou fazer na verdade será um projeto duplo: um casaquinho com o fio Bella para a minha mãe e uma batinha tipo túnica para mim com o fio Gioia da Aslan (um fio lindo, maravilhos, macio, 100% viscose, que está em oferta, mas só tem uma cor). Vou usar agulhas 4,0, 4,5 e 5,0.

Só para voces matarem a curiosidade, vejam que interessante o ponto do barrado: É a partir daí que tudo vai começar.

Amostra com o fio Bella e agulha 5,0
Amostra com o fio Gioia e agulha 5,0

Para quem me visita de outros países, fica a sugestão para usar um fio de inverno a sua escolha. O projeto pode perfeitamente ser adaptado para fios mais quentes e o modelo fica muito bom com mangas compridas ou 3/4.

Espero contar com a adesão de muitas tricoteiras arteiras.
Afinal um tricozinho é sempre bem vindo!



43 comentários:

gisele disse...

Querida Grace
Pode contar comigo. Primeiro, a indireta da receitinha foi para mim, não foi ?(rsrsrs).
Segundo: como vou usar uma agulha circular de 40 seguida da outra de 40 ?
Vai ter amostrinha ? (rsrsrs)você prometeu que não !
Vamos em frente.
Bjs
Gisele

Karen Burns disse...

Gisele querida,
Faça a amostra se quiser, quando eu postar as indicações do ponto (é bom para entender), mas desta vêz, e só desta vêz, você vai se livrar um pouquinho da calculadora e regra de 3. Mas vai precisar de uma fita métrica.
A coisa da agulha circular uma na sequência da outra é porque senão o tricô fica todo embatumado quando tecido fechado (em cículo), dependendo a quantidade de pontos. Mas pode usar uma só de 60cm se o modelo for feito para um manequim pequeno .

Glaucia disse...

Olá Grace, tudo bem?
Agora já está Oko link do Yarnstorm, de qualquer maneira, também deixo aqui. Vale mesmo a pena.
yarnstorm.blogs.com
Pode contar comigo no seu desafio!
Beijo

Karen Burns disse...

Que legal Glaucia que vc. vai aderir ao projeto. Será uma maneira de ver como se 'comporta a idéia' para o inverno.
Tenho certeza que vc. vai fazer um trabalho lindo.
Bjs,
Grace

artes manuais disse...

eu tambem quero.. preciso é convencer o marido amanha a ir a cidade visinha comprar o fio de lã pura... oba!!!!!!!!!

Rosi disse...

Eu aqui traveis!Grace,no verão é a época em que eu mais tenho tempo pra tecer com lã principalmente,pois lá no mato onde eu passo as férias é tão quente,que a maior parte do tempo eu fico dentro do trailer com o ar condicionado congelando.E tenho tempo de sobra prá me dedicar aos fios e agulhas,pois lá o tempo parece passar mais devagar,e não temos obrigações rotineiras,como escola,supermercado,banco,etc.
No último verão eu teci umas 8 bolsas para feltrar,sem falar em trabalhos com fios de verão e feltro.
Tu vais postar a receita aos poucos?E até quando?Por que em meados de dezembro eu me mando pro mato,e queria levar a receita disso junto,prá fazer lá.E quantos novelos de 100 grs vão,no máx?
Beijoconas,
Rosi

Olivia Guimarães disse...

Eu quero! Só tem um detalhe: tenho o fio Gioia (acho que 1 novelo.Será que dá pra fazer??? Acho que não né?! ;(
Mas tenho outros fios que posso usar...será que li rápido e não atentei pra uma estimativa de quantos novelos vamos gastar???
bjks
Olivia

Karen Burns disse...

Que legal Sandy que você vai participar. Mais um modelo em versão inverno.
Eu já estou é ficando com coceiras de tanta curiosidade para ver todas as coisas lindas que cada uma vai fazer.
Bjs,
Grace

Karen Burns disse...

Oi Olívia, Infelizmente um novelo não dá,porém, que tal aproveitar este novelo e completar com um tom sobre tom. Tudo vai depender do modelo que resolver fazer. Aberto ou fechado, Com manga ou sem manga.
Não falei em quantidades, mas estou imaginando 2 novelos Bella para o casaquinho da minha mãe que será de mangas curtas (na altura do cotovelo) e 12 novelos para a minha batinha ou túnica.
Bjs,
Grace

Anônimo disse...

Pode contar comigo. Já estou apostando corrida com a Dany. Tartaruga x lesma.
Vamos ver quem acaba depois.

Stella

Karen Burns disse...

Rosi querida,
A quantidade de fio vai depender do tamnho da sua blusa, túcia casaquinho ou casacão. Como sei que vc. tem um estoque de fios maravilhosos da falecida Santista, que tal usar um fio da linha Pierre Cardian de verão. tenho alguns novelos aqui em casa e já teci muita coisa com ele. Para quem não sabe, este fio lembra muito o Ibiza da Pinguoin e rende uma barbaridade. Acho que vc. deve gastar no máximo 300gr. Mas como disse vai depender do tamnho da peça que resolver fazer.As instruções do projeto serão postadas semanalmente para dar tempo de todo mundo tecer junto e tirar as eventuais dúvidas, mas nada impede que vc. adiante a coisa, pois é tricoteira arteira de primeira.
Bjs e obrigada pela adesão,
Grace

Rosi.2 (Rositania) disse...

Olá Grace!!!

Sei que sou a mais inesperiente mas também quero aderir!!!

Vou em busca do fio essa semana, pois não tenho nada de verão aqui em casa.

Espero que eu consiga! Se depender de força de vontade já foi!

Muito interessante esse projeto!

bjs

Karen Burns disse...

Oi Rositânia, Que prazer vê-la por aqui. Não se preocupe com sua inexperiência. garanto que se seguir direitunho o passo a passo você vai fazer um lindo projeto. Fora isso aí na sua terra uma blusa linda de verão vai fazer o maior sucesso.
Bjs e obrigada pela adesão.
Grace

maria izabel colmenero disse...

Olá Grace,gosto muito de tricotar inclusive no verão.Agora estou fazendo aquela mantinha de bebê com quadradinhos perfeitos que a Sol ensinou no blog. Já tenho fios Bella em casa e topo sua proposta!
Fico aguardando instruções.
Beijos,Bel

Solange disse...

Milady, já estou me coçando de curiosidade. O duro vai ser escolher pra quem fazer, porque baby look ou camiseta reta *que me sirva* não vejo há anos :D
Beijocas

Karen Burns disse...

Maria Isabel, O duro vai ser escolher a cor do fio Bella já que deve ter comprado um monte de cores lindas. Nunca tinha tecido com este fio eestou achando uma delícia.
Obrigada por se juntar ao grupo. Bjs, Grace

Karen Burns disse...

Solange dindinha,
Que história é essa de não saber para quem vai tecer. Ora, ora, é lógico que será prá você. Pode tratar de comprar uma camiseta nova só prá usar como molde. (Até parece que vc. precisa de molde, sua danada). Estou muito feliz com sua participação.
Bjs,
Grace

Teresa disse...

Querida Amiga Grace,
Agora que as agulhas maravilhosas estão quase nas minhas mãos... desafio aceito! Sensacional a sua proposta. Parabéns! Beijos
Tere

Anônimo disse...

Muito legal sua proposta!
A ordem é tricotar... mas eu sou do time da Stella e da Dany, eu espero qual das duas terminará mais tarde e aí termino o meu, dona Caramuja se apresentando.
Mas vamos tentar.
Bjos.

Judy

Anônimo disse...

Olá Grace!!!Que idéia legal, eu tbm quero participar.

Bjs
Lucilene Ayres

Claudinha disse...

Acho que vou entrar nessa! Linhas, agulhas e amostras... vou providenciar tudo!!!

Só uma duvida... rs... qualquer ponto rendado serve??? Vou ter que vasculhar e achar um...

Já estou na espera da próxima dica!!!

Bjoss Claudinha

Karen Burns disse...

Meninas tricoteiras arteiras,
A idéia não é para tortura-las amarradas às agulhas de tricô. Cada uma tem seu ritmo, seu tempo e muitas não têm tempo algum para tecer. Só o fazem por carinho a uma arte tão especial. Então nada de pânico. Não importa se você é uma lesma, tartaruga ou papa-léguas. O mais importante é a ideía de tecer algo diferente. Que será muito fácil para algumas e complicado para outras. De qualquer forma só não vale é desistir no meio do caminho. Lembrando que cada projeto não completado é mais um pouquinho de energia estagnada, perdida dentro de um saco plástico.Então, coragem. Este projeto vai render lindas idéias...

Karen Burns disse...

Claudinha,
Vou postar o gráfico do ponto e as instruções (para quem não sabe ler gráfico). Mmas nada impede que você escolha um outro ponto. O ponto que vou sugerié simples e fácil de fazer. Com repetições curtas e fácil de ser memorizado. Aí que achar muito primário, é só escolher algo mais complexo. Quanto a quantidade de material, dificilmente passará de 300 gr para o modelo de verão e 500 para o medelo de inverno (lembrando que quanto mais grosso o fio, maior a quantidade de material).
bJS,
Grace

Ana Rosa disse...

Querida milady,

AMEIIII, sua proposta, mas também não posso negar que rí sozinha da poesia de seu post, quando você fala em tecer calmamente à sombra de uma árvore eu já me imaginei sentada no meu sofá, rodeada com agulhas auxiliares, agulhas de crochê para salvar pontos caídos, fita métrica, lãs de cores diversas para marcar pontos, toda descabelada, so óculos engordurados com marcas de dedos colocado bem na ponta do nariz (para poder ver melhor),com um lápis e um papel todo rabiscado cheio de cálculos, xizinhos, bolinhas e risquinhos, quadradinhos riscados (equivalentes a 5 pontos já feitos), toda enrolada nas tramas de meu tricô, com o cachorro aninhado em meu colo, o telefone e o controle remoto da tv ao meu lado, para que nada me faça parar o trabalho, bufando nervosa, amaldiçoando o momento em que alguém (pobres filhos), me interromperam para pedir algo (claro que eles escolheram o momento certo, quando estou distraida e autorizo-os a fazerem tudo que quiserem, e depois me descabelo arrependida), e eu me perdi em minhas contas. Não minha amiga, não sou como você que tece tranquila, calma e serena, eu fico parecendo uma aluscinada, nervosa e perdida tentando lembrar quando foi que tive a infeliz idéia de inventar aquele projeto novo (e eu não deixo nada com erros e nem pela metada vou até o fim), mas quando olho tudo pronto e recebo elogios pela beleza do trabalho, encho a boca para dizer fui eu quem fiz, ai sim, vejo que aqueles momentos insanos valeram a pena.Tudo isso para dizer-lhe,"Tô dentro!".bjs e saudades, ANA ROSA

India disse...

Querida Grace
Achei maravilhosa a sua idéia e tbém vou participar. Não sei se conseguirei acompanhar o ritmo das outras meninas pois estou as voltas com uma encomenda que no momento é minha prioridade.
Mas assim que terminar vou topar o seu desafio e vamos ver o que sairá de tantas maõzinhas criativas...
Já tô curiosa, rsrsrs
Bjos
India

Karen Burns disse...

Ana Rosa,
Nem tão poético é assim o meu dia a dia, muito menos quando faço tricô. Normalmente entre um ponto e outro faço 10 coisas ao mesmo tempo... Sem contar que sempre tenho 3 ou 4 projetos simultâneos. Com raras exceções deixo algo sem terminar. Mesmo que não goste do resultado, levo até o fim. Cada coisa que teçrepresenta um desafio, ainda que seja um quadradinho. Tenho certeza que seu projeto vai ficar lindo. Bjs,
Grace

Karen Burns disse...

India querida,
Para quem faz um Mistery Stole, este projeto vai parecer uma brincadeira de jardim de infância. Ma sa idéia é esta mesma: obra obra que todas possam fazer.
Obrigada por sua adesão.
Bjs,
Grace

Silvana disse...

Grace ,
adorei a sua proposta, espero poder participar também. A propósito, vc está melhor daqueles probleminhas de saúde?
Bj
Silvana

artes manuais disse...

quando começamos rsrsrsrsrsr o saco de lã ja chegou ca a casa!!!!

Karen Burns disse...

Oi Silvana,
Depois de muito chá de quebra pedra, Cipó-não sei-do-que ,Carobinha e muito repouso as dores melhoraram bem. Agora é só não abusar e não passar raiva (bem que dizem que raiva envenena o sangue). Que legal que vc. topou entrar no desafio.
Bjs,
Grace

trichegege Geni disse...

Grace quero muito entrar no projeto mais vc sabe que eu apanho quando o trabalho tem laçada tenho passado horas tentando melhorar minha meu jeito de tricotar mas as vezes acho que falta alguma coisa na minha cachola porque eu erro muito, mas se eu não tentar como vou saber não é? Então só me resta ir comprar o tal fio e colocar mãos à obra se eu não conseguir pelo menos eu tentei.

trichegege Geni disse...

Suupondo que eu consiga de quantos novelos de fios gioia eu preciso p/ fazer p/ mim vc sabe baixinha e gordinha. Quero ver se compro pelo site pois estou querendo comprar aquelas agulhas de alumínio de duas pontas aí eu ja aproveito e compro a lã ou linha.

Karen Burns disse...

Geni querida,
Você disse bem: se não tentar não vai acertar ou errar. Seja mais indulgente consigo mesma. Ninguém nasceu sabendo e o grande barato de fazer alguma coisa é acertar ou errar. Os erros nos levam a perseguir os acertos. Se você vai fazer com o Gioia, compre 3 novelos. Se sobrar, a gente faz um cachecol rendado bem bonito.
Bjs,
Grace

Karen Burns disse...

Sandy menina querida,
Amanhã vou postar as primeiras diretrizes dprojeto e o gráfico do ponto. É bem fácil e acredito que ninguém terá dificuldade em seguir. Como muita gente só tem tempo no fim de semana para tecer, então vai poder treinar um pouquinho e ver se tem dúvida. Bjs,
Grace

Art & Disorder disse...

Passei pra dizer oi!e desejar um abençoado FDS.
Bere!!!

Ateliê da Safira disse...

Graceeeeeeeeeee

Eu te mandei um e-mail ... já estou reservando o meu numero! hehhe já pode né?

Beijos

Dany

Ana disse...

Oi bonitinha!
Já comprei minha linha bella, num azul hortência chiquérrimo. Peço apenas um conselho, não sei qual modelo farei ainda, mas encontrei agulhas circulares da telanipo à venda, tamanhos 5, 4,5 (80cm) e 4(60cm), fiquei tentada a comprá-las, mas estou mais habituada a trabalhar com agulhas retas, seria este o momento para me aventurar nas circulares, ou tento primeiro o projeto com as retas e num futuro (que eu espero seja próximo) me aventuro nas circulares?bjs.ANA ROSA

Karen Burns disse...

Ana Rosa querida,
Antes de mais nada obrigada pelo bonitinha. Se você nunca teceu com agulhas circulares (roto ou circular) esta é uma ótima oportunidade de aprender. Mesmo que resolva fazer em duas partes, você vai poder sentir o gostinho de tecer com os pontos 'soltinhos' correndo pelo fio da agulha circular sem ficar aquele monte de ponto pesando na agulha. De qualquer forma, a decisão é sua. Azul hortência....muito chique mesmo, como vc.
Já coloquei gráfico para vc. começar o seu projeto.
Bjs,
Grace

Anônimo disse...

Pois, acho que me vou aventurar no seu desafio. Não sei se consigo mas tentarei fazê-lo. Será num fio da rosários 4 de acrilico que se pode trabalhar com agulha 6. Pois... cá é inverno mas deveria começar com algodão para estar pronto no próximo verão.
Beijos
Ana Crespo

Nanna disse...

Oi Grace, não sei se lembra de mim, te conheci em um dos encontros da São Bento. Venho aqui pra dizer que vou aderir ao desafio, só não posso prometer que terminarei junto com todas, sou um tanto inesperiente ainda.
Abreijos.

disse...

Olá, amiga!
Passei para desejar-lhe um ótimo e maravilhoso final de semana e deixar-lhe um abraço.
Dô.

ABRAÇÓDROMO

Você acabou de receber um abraço!!!
É isto mesmo, não há como se safar!!!

Você caiu no Abraçódromo!
Assim, você vai ter que abraçar todo mundo
que você conhece!!!

Abrace seus parentes, amigos, inimigos,
todo mundo!

O abraço é meu sinal favorito de afeição.
Ele pode significar tanto, e tantas coisas
ao mesmo tempo.

Pode significar um sinal de amor, de amizade,
de conforto ou tudo junto!
Uma pessoa que gosta muito de você
te enviou esta mensagem.

Agora, é a sua vez!
Neste momento, você está convidado a enviar
esta mensagem a todos os seus amigos.

Então, vamos lá!
Mantenha o Abraçódromo

disse...

Olá, amiga!
Passei para desejar-lhe um ótimo e maravilhoso final de semana e deixar-lhe um abraço.
Dô.

ABRAÇÓDROMO

Você acabou de receber um abraço!!!
É isto mesmo, não há como se safar!!!

Você caiu no Abraçódromo!
Assim, você vai ter que abraçar todo mundo
que você conhece!!!

Abrace seus parentes, amigos, inimigos,
todo mundo!

O abraço é meu sinal favorito de afeição.
Ele pode significar tanto, e tantas coisas
ao mesmo tempo.

Pode significar um sinal de amor, de amizade,
de conforto ou tudo junto!
Uma pessoa que gosta muito de você
te enviou esta mensagem.

Agora, é a sua vez!
Neste momento, você está convidado a enviar
esta mensagem a todos os seus amigos.

Então, vamos lá!
Mantenha o Abraçódromo

Dudis disse...

Olá, descobri agora o seu blogue, este mundo é tão grande, e eu tenho tão pouco tempo, pois ando aqui só aos poucos, mas adorei este projecto e adorava tentar, será que ainda vou a tempo! Vou procurar a receita e amanha vou comprar o fio para tentar, depois envio uma foto de certeza, obrigada por partilhar tanta coisa bonita connosco. Há, é verdade, eu sou de Portugal, talvez aqui não encontre os mesmos fios, mas não vou desistir, boa semana, bjos doces