quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Materializando a proposta decente - parte 1

Desculpem a demora em começar a postagem para o caminho das pedras, ou melhor, o caminho do projeto de verão. Como sabem sou analfabeta digital e para algumas coisas dependo da ajuda do maridão (santa criatura!).
Sem mais delongas, aqui vai o gráfico da faixa inicial que será a base do seu projeto.

Para quem não sabe ler gráfico aqui vai a explicação do ponto carreira a carreira:

Como foi dito na primeira postagem sobre o projeto, a medida do seu projeto será dada a partir de uma camiseta que lhe sirva direitinho. Você também poderá medir inicialmente a peça enquanto tece a faixa inicial ao redor do próprio corpo, na altura em que melhor lhe convier. (Nos quadris, um pouco mais acima ou abaixo). Você é quem decide.

Se for fazer uma blusa ou casaquinho aberto teça uma peça só. (uma faixa longa que dê a volta direitinho na sua camiseta ou corpo e passe uns 2 cm)
Se resolver fazer uma regata com costuras laterias, teça 2 faixas com o mesmo comprimento que depois serão costuradas.
Se quiser tecer uma blusa ou túnica fechada e sem costuras laterais, faça uma montagem de pontos provisória sobre uma correntinha em crochê , para depois costurar com um grafting, antes de levantar os pontos para prosseguir o trabalho.

Antes de começar a tecer de verdade, treine um pouquinho o ponto para ver se entendeu. Ele é fácil e as repetições são curtas. Teça a amostra com agulhas de diferentes espessuras e veja qual lhe agrada mais.

Para facilitar o controle das carreiras já tecidas, fiz uma tabela numerada e colorida. A cada carreira que você tecer, marque um x no número equivalente a carreira. Assim se você precisar parar seu trabalho, saberá exatamente onde está.
Observem que cada coluna ímpar está colorida com uma cor diferente.
Pois bem: todas as carreiras abaixo da carreira 1, serão iguais a primeira carreira do gráfico; toda carreira 3 e as que estão abaixo dela, serão iguais a 3ª carreira do gráfico e assim sucessivamente.
Lembrando que o gráfico é lido da direita para a esquerda (ou seja, do jeito que tecemos).
Sugeri o fio Bella da Pinuoin por ser um fio bonito, barato, que rende bastante e que tem cores bem legais. Dependendo o seu manequim você vai usar 2 ou no máximo 3 novelos. Se sobrar, não se preocupe, fio que sobra nunca é perdido! Porém nada impede de usarem outro fio do seu agrado.
Para quem estiver fazendo a versão inverno, não se preocupe. O projeto é 'for all'!
Amanhã tem mais!

17 comentários:

m izabel disse...

Grace, adorei a tabelinha de controle, super prática.Eu sempre levantei pontos com linha auxiliar , desta vez, já que é desfio vou fazer a correntinha em crochê como vc sugeriu.
Beijos,Bel

Paty Bello disse...

Oi Grace, obrigada! Só uma dúvida: a faixa é tecida na vertical, mas usada na horizontal, não é isso? Ela vai crescendo para cima, mas para usar, usamos deitada e para continuar a camisetinha vamos pegar os pontos de uma das laterais da faixa, é isso? Só para eu entender, pois estou pensando em usar um gráfico de folhas lindíssimo que vi em algum lugar... e estou pensando em fazer a camisetinha toda em ponto rendado, será que há algum problema?
Beijos
Paty
ps.: estou pensando em fazer com a Fiocel... conhece?

Karen Burns disse...

Oi Paty, Você entendeu direitinho a idéia. O barrado é tecido na vertical, mas usado na horizontal.Você vai levantar os pontos ao longo de um dos lados desta faixa. Não vejo nenhum problema em vc. usar outro ponto para o barrado. O que sugeri é fácil, tem um efeito bonito e não é muito largo. Se vc. for usar outro ponto, apenas acrescente 3 pontos para fazer o I cord numa das extremidades. Isto evita que o trabalho enrole e fique disforme. Pode usar o Fiocel sem o menor problema. O mais legal é entender a idéia e tricotar.
Muito legal vc. ter aceitado o desafio.
Bjs,
Grace

Lucinha disse...

Oi, Grace!!!
Adorei esse projeto e vou encarar. Se vai dar certo, não sei..rsrsrs
Tenho a Bella lilás (linda) e é com essa que vou tecer. Por enquanto entend tudinho e tendo uma professora como vc, duvido que eu me atrapalhe!!
Valeu e bom feriado!
Bjs
Lucinha

Lucinha disse...

Grace...
Obrigada pela visita ao blog. O link para as bolsas é esse:
http://picasaweb.google.es/darknightlena/NUveQK
É de enlouquecer. Tomara que vc consiga visualizar a bolsa maior. Qualquer coisa...estou sempre por aqui!
bjs
Lucinha

artes manuais disse...

a minha barra feita... agora é esperar o que se segue!!!!!

Moema disse...

Grace, na interpretação do gráfico nas carreiras de 3 a 11 está faltando 1 mate simples, são 3 meias, 1 trico e 1 mate simples, .. meias.
Também já estou com a barra pronta esperando pelas novas instruções.
Beijos, Moema

Anônimo disse...

Minha querida,não achei seu email e quero o numero 31 e tambem o premiooooooooooooo.Acho até que nem precisa fazer sorteio uai.
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Ateliê da Safira disse...

Grace

Eu ia fazer, desisti, e estou c ideia novamente na cabeça (de fazer) mas não consigo imaginar , no trico, diminuir p fazer um trapézio!
Acho q vou aguardar os proximos passos p ver se faço ou nao faço!hhehe

Beijos

Dany

Ana Rosa disse...

Bom dia Milady! Comecei meu projeto, que horror, faço dois motivos e desmancho um, mais dois e menos um, quando vejo tenho 25 pontos e preciso desmanchar para saber onde errei, tô maluquinha, já devo ter feito uns 10 motivos, mas tenho só três prontos, devido ao fato de ter iniciado tudo do começo quando não consegui achar o erro. Mas eu não desisto não! Obrigada pela orientação que me deste.bjs. ANA ROSA

Lucia disse...

Oi Grace, adorei a idéia do projeto, estava mesmo caçando uma idéia de tricô para uma blusinha... vou ver o que tenho de linha por aqui e logo começar a faixa... beijocas

Anônimo disse...

Grace achei ótimo este desafio, estava precisando mesmo, não tinha idéia do que fazer, eu tenho a linha bella branca, comecei a tecer, está ficando linda, fico no aguardo dos próximos passos, vou tentar fazer uma túnica tb. Bjs. Dalva

Cássia disse...

Oi Grace! Parabéns pelo prêmio do Concurso Mãos de Fada! Passei p te desejar uma boa semana! Beijos!

Ana Rosa disse...

Grace querida, peço a gentileza de me enviar a tabela em pvt, para que eu possa ir adaptando-a aos meus trabalhos.Tenho vários emails (anarosa@notte.com.br, juridicoanarosa@camarasbc.sp.gov.br,anaaccennato@msn.com e anaaccennato@gmail.com) escolha o que melhor lhe couber. Terminei minha faixa ontem, na hora de meu almoço vou fecha-la e começar a levantar os pontos.To amando.bjs.ANA ROSA

Eu e as Agulhas disse...

Olá!!!
Passe lá no meu blog, que tem um carinho para você!
1000Beijos
Miriam

Eu disse...

Desafio lançado é desafio aceito.
Masssssss eu acho que sou burrinha, não consegui fazer a faixa q vc postou. Então eu tô fazendo uma outra. Pode, né?
Diz que sim, diz que sim!!
Um beijo!

Taís - Caxias do Sul

Camila e Geni disse...

Grace!!

Adorei o seu blog, e embora seja iniciante das maiores, vou aceitar o desafio, pois meu sonho de consumo é fazer lace. Acho a coisa mais linda, e um dia chego lá! Vou começar no final de semana, muito feliz!

Grande beijo e parabéns por todas as iniciativas!