quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A trama dos fios

(Este é Gabriel, peluda e fofa criatura adotado pela minha vizinha)

Na postagem anterior comecei a falar sobre fios e o que dizem aquelas letrinhas minúsculas estampadas nos rótulos. Lembrei a necessidade de se comprar a quantidade certa de fios para o seu projeto e não correr o risco de não encontrar mais o fio na mesma cor, lote ou partida. Pois bem o que lote ou partida?
Lote é um especificação para tingimento do fio. Todo fio que passa por processo industrial de 'receber cor' é tingido em lotes ou grupos, e estes grupos diferem ligeiramente um do outro, embora sejam da mesma cor. Até mesmo as cores brancas e cru podem apresentar diferenças após o banho de tingimento. Este banho pode ser numa única cor ou varias cores, repetidas em espaços regulares ou não (space dye).
A partida pode-se dizer, está mais ligada aos fios que são torcidos ou enrolados a partir de fios já tingidos previamente. Quando fios previamente tingidos são enrolados para formar um outro material, este fio que será adicionado também já têm um número do lote de tingimento. Se por ventura o processo de enrolar for interrompido porque o material que estava sendo 'enrolado' acabou, o fabricante deve ter o cuidado de usar um fio do mesmo lote que o anterior para não obter um produto final 'manchado'.
Uma outra especificação que consta de alguns rótulos e que pouca gente sabe o que significa é o TEX, Nm ou Ne.
Estas siglas estranhas estão ligadas a 'grossura' do fio ou Título. Título??!!

Título
: É a medida para a grossura do fio, é uma relação entra entre a massa e o comprimento. Há dois sistemas de medidas: ‘’’Sistema indireto’’’ (massa por unidade de comprimento): Sendo os mais comuns o título inglês Ne, usado para o algodão (1 Ne = 840 jardas/libra), e o sistema métrico Nm (Quantidade de metros que contém em um grama de fio). ‘’’Sistema direto’’’ (comprimento por unidade de massa): A unidade de título adotada internacionalmente (ISO) é o Tex, Tt, que significa número de gramas por 1000 metros.

No exemplo do fio Molet o Nm é de 3/6 ou seja em 3 metros de fio , você tem 6 gramas em peso.
No exemplo do fio da Texin , o TEX é 1020, ou seja em 1000 metros de fio você tem 1020 gramas de fio ou 1,020 kg.

Já sei , já sei, você deve estar achando que isto não tem nada a ver com o tricô, que é pura Física e Matemática. Mas garanto prá você que tem muito a haver com o resultado da sua obra. Este monte de siglas e números vão determinar se o seu trabalho vai ficar pesado ou leve quando terminado. E também vai ajudá-la a endender porque uma fibra 'pesa' mais do que a outra.
Mas isto já é um outro assunto....

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu comentário lá no grupo do mon tricot a respeito do trico em forma de arte,que é o que eu procuro fazer.Estou fazendo atualmente um casaquinho com agulha 2 com uma lã delicadíssima importada que ganhei de amostra de uma amiga.Está ficando um primor.
Sempre me encanto passeando por aqui.
Beijocas.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito bom, Milady!
Sabe que nunca reparei nisso? Sempre fico encucada qd um receita recomenda metragem e outa recomenda peso. Agora está esclarecido.
Vivendo e aprendendo.
Bejuminas,
Stella

Ana Luisa, disse...

Liguei, lá e deixei meu voto!
Tomara que você ganhe, sua peça é linda!

Beijinhos
Ana

Rositânia disse...

Olá!
Nossa, assim que vi o concurso já dei meu voto!
Encontrei seu blog através do da Rosi e gostei muito mesmo, vc é muito gentil com todas as dicas que deixa, ainda mais pra mim, uma aprendiz! heheh

Espero que vc ganhe, vc merece!

Juliana Peixoto disse...

Amei teu blog...informações que eu nunca imaginei!!! Parabéns!!
Já liguei lá e votei também..boa sorte pra vc!!
Ah..tô levando pro meu blog uma cópia do Kim ...posso?? Vamos pedir pra todo mundo da blogosfera votar na dona dele...rsrs
Aguardo resposta para o meu post, ok??
Bjinhos linda!!

Karen Burns disse...

Meninas queridas que deixaram seu comentário sobre o concurso e votaram para a finalista 5 , muito obrigado!
Quem comentou sobre as postagens, obrigado mais ainda e se tiverem alguma dúvida ou sugestão, por favor mande, mande mande... Vou tentar esponder da melhor forma possível.
Juliana, pode adotar todos os gatos do blog e levá-los para o seu. Gato Kim vai se sentir orgulhoso em conhecê-la.

Anônimo disse...

Tudo o que a Nilda faz fica um primor, gente. Ô maõzinhas abençoadas!