domingo, 23 de setembro de 2007

S ou Z eis a questão!

(A mais doce criatura felina que já conheci: Qu'est-ce que c'est, outra fofura adotada pela vizinha!)

Por várias vezes já ouvi as tricoteiras arteiras reclamarem que o fio destorce enquanto é manuseado ou tecido. E que quando se desmancha o trabalho então, alguns fios simplesmente desintegram ou se transformam num verdadeiro emaranhado de fibras. E por que isto acontece? Será porque o fio é ruim? Será que o fio ficou revoltado com a sua falta de carinho ao tecê-lo, e resolveu lhe dar uma lição porque não gosta de ser puxado, esticado, apertado sem o menor cuidado?

Nada disso. Toda esta questão de fio 'desparafusado' ou destorcido está ligado a uma propriedade físico-mecânica inerente a todo tipo de fio : a torção.
Calma, calma, prometo que não vou escrever nenhum tratado de engenharia. Mas o que é torção e porque ela inferniza tanto a vida de quem tricota?
A Torção é usada para fixar as fibras entre si, dando resistência ao fio. Simplificadamente, a torção é definida como uma medida das voltas espirais dadas a um fio, para juntar os filamentos ou fibras que comporão o fio. Quanto menor a torção mais suave é o fio. Quanto maior a torção mais resistente ele é. A torção pode ter o sentido Z ou S.
Bem, nestas alturas você deve estar com expressão de ponto de interrogação porque está toda enrolada no S ou no Z. Vejam as imagens a seguir.


A imagem é do fio Sedificada da Pingouin. Um fio de boa qualidade e que é torcido em S. Se você tiver o fio em casa, dê uma olhada nele. Segure o fio na vertical e veja como as fibras se entrelaçam no sentido horário, 'formando um S', cada vêz que um filamento é enrolado ao outro.
Esta outra imagem é do fio Desejo da Pingouin. Um fio com torção em Z. Segure o fio na vertical e veja como as fibras se entrelação no sentido anti-horário , 'desenhando' um Z imaginário, cada vez que uma passa por sobre a outra.

Com estas informações, agora você já poderá 'salvar' seu fio da ruina, caso precise desmanchar um trabalho. É só prestar atenção quando for enrolá-lo novamente. E o que a torção pode fazer mais pelo meu tricô? O S ou Z também são responsáveis pela 'textura' final do seu trabalho e pela aparência de uniformidade do seu ponto. Mas cuidado para não 'torcer' muito o 'pepino'! Senão ele 'quebra'. Esta quebra é uma tal de fator máximo de torção.

Compliquei?!
Você ainda não viu nada...

Ah! Se você quiser comentar ou perguntar alguma coisa, fique a vontade. Vou adorar saber o que você pensa!


Em tempo: estamos na reta final para escolher a vencedora do Concurso Mãos de Fada da Linea Italia.
Seu voto será muito bem vindo! A peça que criei e teci é a número 5


Seu voto poderá ser dado até dia 26 de setembro, somente pelo telefone: 19-3871-9620
Quem votar estará concorrendo a uma cesta linda de fios da Linea Italia.




9 comentários:

Drica disse...

lindo o teu trabalho....e o teu blog mto legal, bem didático... parabens...vou voltar... bjao!

Juliana Peixoto disse...

Imagina só!!! A propaganda no blog é verídica!!! Agora é só aguardar...torcendo muito...
Bjinhos linda e boa semana!!

Fazendo Crochê disse...

Olá
Qdo vi pela primeira vez as peças expostas no programa Mulher.com escolhi de cara a sua..anotei o número e fiz a ligação...mas infelizmente todas as vezes que tento não consigo...uma pena...mas quero parabénizá-la pois sua blusa ficou realmente muito linda!! Estarei torcendo por vc..com certeza!!
bjs
Vânia

Anônimo disse...

To zee or not to zee.
Stella

nova biju disse...

oi!
venho convidar-te a visitares o meu cantinho, espero a tua visita!
bjs
rute, nova biju

Lucinha disse...

Oi, amiga!
Consegui votar em vc..estou na torcida, pois sua peça é show!!!
Quando "crescer" quero tricotar assim...rsrsrs
Beijos e boa sorte
Lucinha
http://viajandoentrefios.blogspot.com

Cristine disse...

Kd o Kevin fazendo campanha....? Snif...snif....

Cristine disse...

Cadê o gato Kevin fazendo sua campanha...??? snif....snif.....

hanna disse...

Poxa! Que explicação legal!!!
Sempre que pego um novelo leio tudo o que está escrito na etiqueta, sempre procuro nos sites maiores informações sobre as linhas, suas texturas eo que mais puder. Seu texto a respeito é muito interessante. Obrigada por compartilhar. Parabens pela classificação no concurso e espero que vc seja a vencedora.
Bjs, Marcia.