terça-feira, 4 de setembro de 2007

Outras ferramentas

Além das agulhas retas e agulhas circulares, temos agulhas de 2 pontas para tecer meias, gorros ou luvas. Normalmente este jogo é composto por 5 agulhas. Sua numeração mais comum vai do 2,0 ao 6,5 e o comprimento das agulhas plásticas são de 20cm. As agulhas metálicas são menores, cerca de 12 a 15 cm. Aqui no Brasil só encontramos em alguns poucos lugares como na Telanipo, Aslan e Armarinho Ambar (todos em São Paulo, sendo que estas lojas vendem pela internet para todo o Brasil). Agulhas de 2 pontas têm outras utilidades além daquelas já mencionadas. Podem ser usadas como agulhas auxiliares para deixar pontos a espera, como auxiliar para tecer uma trança ou mesmo para tecer um rabo de rato (icord).
Com um pouco de habilidade se consegue montar um jogo de 5 agulhas a partir de palitinhos para churrasco. Escolha os mais lisinhos e com espessuras semelhantes, corte todos no mesmo tamanho, aponte o lado sem ponta. Lixe com lixa d'água bem fina (400 p. ex.) e dê o acabamento com verniz. Essa agulha terá a espessura próxima da ag. 4,0.




9 comentários:

Majot disse...

Excelente suas postagens sobre agulhas. Parabéns pela iniciativa tão esclarecedora.
Beijos
Majot

Denise disse...

Meu joguinho de 5 agulhas fiz com palitos de churrasco...e eu as adoro!! As minhas ficaram um pouquinho mais grossas que a 4.
As agulhas de 2 pontas servem também para tricotar com 2 cores, usando uma cor de cada lado e fazendo listinhas fininhas.
Beijinhos

Júnia disse...

Lendo Milady e aprendendo...sempre. Beijo.

Paty disse...

Nao uso ag de duas pontas. Faço tudo utilizando 2 ag circulares.... bjs
paty ballarin

Anônimo disse...

Adescupa a inguinorãnssa, mas como é que se usa o contador de carreiras. A gente vai girando o coitadinho?
Stella

Anônimo disse...

Adescupa a inguinorãnssa, mas como é que se usa o contador de carreiras. A gente vai girando o coitadinho?
Stella

Ateliê da Safira disse...

Olha a Bendita agulha q mencionei na sua postagem anterior!
Nao encontro nenhum lugar nem na Aslan da 25 de março, aliás o vendedor disse q eles nao vendem ... achei estranho!?
Tam'bem pensei em fazer de palitos de churrasco, mas p lã q eu tenho preciso mais grosso, e eu nao tem aquele medidor maravilhoso, q vc postou! heheh
Agora estou pensando de bambum ... mas antes preciso comprar esse medidor!

um beijo

Karen Burns disse...

Meninas, Para quem mora em São Paulo e está procurando jg. de 5 agulhas (ou agulha para meias), pode procurar no Armarinho Ambar da 25 de Março, 786 que eles têm agulhas de plástico nas numerações de 3,5 a 6,5. Procurem pela vendedora Lucia que é muito atenciosa. As agulhas fininhas em metal podem ser encontradas na Telanipo.Para quem morar na região de Bragança Paulista, na Loja Armarinho Santa Clara vocês encontram tanto as ags. de metal quanto as agulhas plástias.

Valéria disse...

Então onde é melhor comprar essas agulhas?
E quais são as melhores custo-benefício?
Obrigada
Bj