quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Brinquedinhos legais

Existem vários acessórios que facilitam muito a execução de suas obras de arte. Sim, porque o simples fato de ter sido tecido ponto por ponto por você já faz do seu tricô uma peça única e muito especial. Se boas agulhas são fundamentais, alguns destes brinquedinhos são o diferencial entre a improvisação e a técnica mais apurada. Tudo bem que você poderá perfeitamente tricotar sem eles, mas....
Contador de carreiras para agulhas: acoplados à agulha, é usado para contar as carreiras do seu trabalho, evitando assim que um pedaço tecido fique maior do que outro, ou que se perca no meio de uma instrução de ponto que implica em várias repetições.. Existem 3 tipos, sendo que 2 são usados em agulhas retas e um terceiro que é 'acoplado' ao tricô circular. Além destes, existe um contador para ser usado aparte ao seu tricô. Normalmente os marcadores de carreiras são colocados na agulha direita pois esta é a agulha que dá a 'partida' da sua carreira. Apesar de sua grande utilidade é sempre bom ter à mão um bloco para anotações com a descrição ou gráfico do ponto. Com isso você garante que seu trabalho fique perfeito caso seja composto por vários elementos como diminuições, aumentos, torções.




Marcadores de pontos: Essas pecinhas plásticas ou metálicas que lembram clips para papéis ou argolinhas são usadas para marcar várias ocorrências ao alongo do seu trabalho. Por exemplo se você precisa fazer aumentos ou dimunições espassados simetricamente, é só colocar o marcador de ponto onde isso deve ocorrer. Se o seu ponto deve ser repetido em intervalos regulares, lá vái o marcador de ponto para o devido lugar. Quando você tece com agulha circular, o marcador de pontos é impressindível para você saber o início de cada volta (quando se tece em círculo as carreiras são chamadas de voltas). Os marcadores de pontos podem ser usados pendurados ao tricô ou colocado na agulha antes da seção que será alterada. Vejam o exemplo do lindo tricô rendado da Majô. Sem os marcadores seria muito difícil acompanhar todas as marcações de repetições do vários motivos rendados que formam a trama do trabalho. É possível improvisar marcadores com alfinetes de seguraça, clips plásticos para papel ou ainda pedaços de fios de cor contrastante ao trabalho.

Agulhas para tranças ou agulhas auxiliares: como o nome já diz, elas servem para deixar os pontos que serão trançados à espera. Na falta delas você poderá usar a agulha de pontas duplas ou mesmo uma agulha de crochê.

Alfinetes de segurança para pontos à espera: Muito úteis para fazer decotes, ao invés de se arrematar os pontos, colcam-se os mesmos à espera ou em suspenso até que você termine o trabalho. É encontrado em alumínio cromado, metal pintado ou plástico. São vendidos em vários tamanhos.

Medidor de tensão e espessura de agulhas: Este é um acessório para tricô que todas as tricoteiras arteiras deveriam ter por sua utilidade na hora de medir a tensão do seu ponto para a confeccção das amostras . Após tecer amostra com o ponto que irá usar no seu trabalho, é só posicionar o medidor sobre a amostra e contar a quandidade de pontos e/ou carreiras que você tem em 4 polegas ou 10 cm (este é um assunto que será apresentado aqui em breve). Para medir a espesura da sua agulha é só posiciona-la dentro dos pequenos círculos numerados. Muitas agulhas não apresentam a numeração estampada , particularmente as agulhas circulares e agulhas de 2 pontas.


6 comentários:

Cris Corrêa disse...

menina,
quanta coisa legal...
esses dias comprei uma régua para medir pontos e carreiras mas, ainda não sei usar...

Cris Corrêa disse...

menina,
quanta coisa legal...
dá vontade de comprar tudo, pena, que nem tudo agente acha pra comprar...

Paty disse...

tenho estas tranqueirinhas maravilhosas, e vou dizer que sao mto uteis... o melhor medidor de ag que tenho é um pequeno de plastico... cabe em qquer canto. Ganhei este de ovelhas, mas nao uso mto. Alfinetes para colocar em espera, tenho este normal, mas comprei estes de plasticos que sao MARAVILHOSOS pois voce ja pode sair tricotando. Vale MUITO a pena.
bjs
paty

Maria Salomé disse...

Miriam querida

Que artigo lindo você publicou, sou bem principiante no trico e para mim essas peças é instrumento de tortura, fora o prendedor de malhas or resto eu não conhecia, mais agora, já não me é estrnha essa peças.
Tenha um maravilhoso dia.
Beijos carinhosos
Salomé

trichegege Geni disse...

Vc quer me deixar doente? Só de ver tudo que eu aida não tenho e se quizer ser uma tricoteira de verdade preciso ter, fico jururú ave que eu não tinha idéia de que precisava de tanta coisa, na verdade sabia mas achava que dava pra improvisar só que tem horas que não dá, e aí o que fazer? Socoooorro meus sais por favor.Geni

Ateliê da Safira disse...

Poxa

Nunca vi esses medidores aqui no Brasil, aliás, eu nem estou encontrando agulhar de duas pontas para fazer meias, acredita? Nem da 25 de março!
Você sabe um local, ou site, que posso encontrar essas raridades?

Beijos no coração

Dany