segunda-feira, 3 de setembro de 2007

As ferramentas modernas – segunda parte

Na postagem anterior, falei um pouco sobre as agulhas circulares e da paixão que alguns modelos despertam nas tricoteiras e arteiras mais exigentes.

Para quem se interessar em comprar estas preciosas ferramentas importadas como o Kit Denise, Boye Needle Master e as demais agulhas citadas, aqui vão alguns endereços onde podem ser adquiridas. Até onde eu sei (mas posso estar errada), ninguém importa estes kits para o Brasil:
Kit Denise
The Woolery
http://thewoolery.com/Pages/knitting.html#knitting – valor do frete: U$ 33.00
Dream Weaver Yarns
http://www.dreamweaveryarns.com/catalog/index.php?cPath=23_154
Boye Needle Master
Frugal House
http://www.frugalhaus.com/scripts/prodView.asp?idproduct=196

Com um pouco de sorte (e alguma conversa) com o vendedor, talvez se consiga comprar sem pagar imposto de importação. Mas não dá para garantir que a nossa aduana não resolva tributar o produto. Geralmente valores inferiores a U$ 50.00 não são tributados.

Existe ainda a possibilidade de se comprar estes kits no site de leilões ebay. (www.ebay.com)

As demais agulhas importadas citadas anteriormente também poderão ser encontradas nos endereços acima. Aí é uma questão de paciência para buscar o melhor preço e sempre levar em conta o valor do frete.

Antes de comprar um kit desses, vale lembrar que se você está apenas iniciando na arte do tricô, este é um investimento alto em termos de valores. Se você não dispõe de recursos para tanto, experimente comprar as agulhas que temos no mercado brasileiro. Opte por comprar uma ou duas e veja se se adapta, para não jogar dinheiro fora. E ainda compre a agulha adequada ao fio que pretende usar. (sim porque antes de comprar a agulha, você compra o fio e não o contrário).

Para ilustrar melhor as utilidades das agulhas circulares, é bom saber que:

  • agulhas circulares são usadas para acabamentos circulares como decotes, evitando as horríveis costuras ou emendas.

  • Agulhas circulares são ótimas para tecer o tricô plano porque distribui o peso do trabalho uniformemente evitando forçar os pontos na agulha ( ajuda a manter a uniformidade da trama)

  • para quem tem problemas como tendinite, artrite, artrose e outras dores, a posição de segurar as agulhas evita a sobrecarga nos punhos e cotovelos. Para o conforto da ticoteira vale até colocar almofadas sob os braços, na altura dos cotovelos.

  • Em qualquer trabalho plano a retomada de pontos para os acabamentos como tiras de abotoamento, golas, bordas de mantas, etc, ficam muito mais fáceis. Afinal quando se tem 400 pontos numa agulha reta (p.ex. ) é quase impossível tecer.

  • Antes de comprar suas agulhas veja uma lista resumida da sua funcionalidade de acordo com o comprimento do fio:

  • 40 cm – decotes , cavas, bolsas pequenas

  • 50/60cm – roupinhas de bebê e infantis, chales, bolsas de tamanho médio

  • 80 cm – blusas, coletes, casacos, saias, cachecóis tecidos no sentido do comprimento

  • acima de 80cm - trabalhos grandes como mantas, toalhas, tapetes.

Como no mercado brasileiro não encontramos agulhas com fios longos a sugestão é usar duas agulhas na seqüência.


6 comentários:

Norimar disse...

Milady querida, estou fazendo uma apostila de Dicas de Milady. As dicas sobre as agulhas circulares me tiraram uma grande dúvida. Quero comprar um jogo no ebay mas estava em dúvida qto. ao comprimento do fio. Agora já sei, por enquanto o de 80 cm. Grande bj

gisele disse...

Querida Grace
Adorei o novo texto.São coisas simples, mas que eu não sabia.
Detalhes importantes.
Bjs
Gisele

Anônimo disse...

Vc tocou no ponto que eu queria saber: como "emendar" 2 agulhas fazendo uma?
Dá para ilustrar com fotos? Seria bem útil.

Bejuminas e tks.
Stella

Paty disse...

Grace, eu comprei o meu kit denise no dreamwaver e acho que o frete foi mais barato do que os USD33,00 que voce falou... chegou diretinho... para quem vai comprar agulhas separadas, sem ser kits, aconselho comprar em tamanhos maiores... e em dupla. Pois assim da para tricotar circulos pequenos com 2 ag circulares. Eu ficava desesperada pois as vezes tinha o comprimento certo para fazer a manga, ou o gorro. Depois que aprendi esta tecnica, nao fiquei mais na mao. Acho que isto pode ser materia para o proximo blog. Ah! se voce quiser pode ensinar o magic loop. Esta tecnica, ainda nao consegui "captar"....
bjs
paty ballarin

solange disse...

Técnica, precisão, experiência, projetos bem sucedidos, projetos mal sucedidos, troca, ... essa é milady, essa é a nossa design Karen Burns (copiei Bia Medina)
Bjs.

rosani disse...

Vale a pena dar uma olhada na loja da Telanipo em Sao Paulo, lá vc tb vai encontrar uma grande variedade de agulhas.
Um grande abraço
rosani(tricoterapia)