Na postagem anterior, falei um pouco sobre as agulhas circulares e da paixão que alguns modelos despertam nas tricoteiras e arteiras mais exigentes.
Para quem se interessar em comprar estas preciosas ferramentas importadas como o Kit Denise, Boye Needle Master e as demais agulhas citadas, aqui vão alguns endereços onde podem ser adquiridas. Até onde eu sei (mas posso estar errada), ninguém importa estes kits para o Brasil:
Kit Denise
The Woolery
http://thewoolery.com/Pages/knitting.html#knitting – valor do frete: U$ 33.00
Dream Weaver Yarns
http://www.dreamweaveryarns.com/catalog/index.php?cPath=23_154
Boye Needle Master
Frugal House
http://www.frugalhaus.com/scripts/prodView.asp?idproduct=196
Com um pouco de sorte (e alguma conversa) com o vendedor, talvez se consiga comprar sem pagar imposto de importação. Mas não dá para garantir que a nossa aduana não resolva tributar o produto. Geralmente valores inferiores a U$ 50.00 não são tributados.
Existe ainda a possibilidade de se comprar estes kits no site de leilões ebay. (www.ebay.com)
As demais agulhas importadas citadas anteriormente também poderão ser encontradas nos endereços acima. Aí é uma questão de paciência para buscar o melhor preço e sempre levar em conta o valor do frete.
Antes de comprar um kit desses, vale lembrar que se você está apenas iniciando na arte do tricô, este é um investimento alto em termos de valores. Se você não dispõe de recursos para tanto, experimente comprar as agulhas que temos no mercado brasileiro. Opte por comprar uma ou duas e veja se se adapta, para não jogar dinheiro fora. E ainda compre a agulha adequada ao fio que pretende usar. (sim porque antes de comprar a agulha, você compra o fio e não o contrário).
Para ilustrar melhor as utilidades das agulhas circulares, é bom saber que:
agulhas circulares são usadas para acabamentos circulares como decotes, evitando as horríveis costuras ou emendas.
Agulhas circulares são ótimas para tecer o tricô plano porque distribui o peso do trabalho uniformemente evitando forçar os pontos na agulha ( ajuda a manter a uniformidade da trama)
para quem tem problemas como tendinite, artrite, artrose e outras dores, a posição de segurar as agulhas evita a sobrecarga nos punhos e cotovelos. Para o conforto da ticoteira vale até colocar almofadas sob os braços, na altura dos cotovelos.
Em qualquer trabalho plano a retomada de pontos para os acabamentos como tiras de abotoamento, golas, bordas de mantas, etc, ficam muito mais fáceis. Afinal quando se tem 400 pontos numa agulha reta (p.ex. ) é quase impossível tecer.
Antes de comprar suas agulhas veja uma lista resumida da sua funcionalidade de acordo com o comprimento do fio:
40 cm – decotes , cavas, bolsas pequenas
50/60cm – roupinhas de bebê e infantis, chales, bolsas de tamanho médio
80 cm – blusas, coletes, casacos, saias, cachecóis tecidos no sentido do comprimento
acima de 80cm - trabalhos grandes como mantas, toalhas, tapetes.
Como no mercado brasileiro não encontramos agulhas com fios longos a sugestão é usar duas agulhas na seqüência.